Quem corre precisa fazer treino de força?

A cada dia que passa aumenta mais o número de pessoas que praticam corrida.

E é fácil entender os motivos:

* É uma atividade prazerosa, devido à grande liberação de endorfina;

* É possível praticar a corrida e ter contato com a natureza;

* Baixo custo, pois para correr basta um tênis e a vontade de correr;

* Promove alto gasto calórico, contribuindo para o emagrecimento;

* Não há restrição. Qualquer pessoa de qualquer idade pode correr.

Contudo, quase todo praticante de corrida reluta em treinar força. Também é fácil entender os motivos, afinal são atividades completamente diferentes.

Verdade seja dita! Enquanto a corrida é uma atividade aeróbica, contínua e dinâmica, o treinamento de força por sua vez é uma atividade anaeróbica, intervalada e monótona. Posso falar assim, pois tenho muitos anos de intimidade com ela, seja com a musculação, treinamento funcional, kettlebells, clubells ou macebells.

É importante entender de uma vez por todas que ninguém treina força pelo simples prazer de praticar, mas sim pelo RESULTADO FINAL. Por mais chato, monótono, e dolorido que seja, vale à pena. Inclusive para quem pratica corrida.

Ocorre que a corrida é uma atividade que provoca um alto impacto nas articulações dos membros inferiores (tornozelo, joelho e quadril). Para se ter uma ideia do impacto causado em suas articulações durante a corrida, basta multiplicar por três o seu peso corporal. Por exemplo, para uma pessoa de 70 kg, o impacto em suas articulações equivale á 210 kg. Cruel, não é mesmo?! Pois bem, esse é o principal motivo para fazer um trabalho de fortalecimento muscular. E não tem outro caminho a não ser a musculação. Só há uma maneira de ganhar força: fazendo força!

Lembre-se que nossos músculos, tendões e ligamentos são as estruturas responsáveis pela estabilização das articulações. Logo, se sua musculatura estiver fraca, você estará muito mais suscetível á uma lesão. Por isso, para evitar possíveis lesões, garanta o seu trabalho de fortalecimento. Caso contrário é uma questão de tempo para se machucar.

Não brinque com a integridade de suas articulações, comece imediatamente seu treino de força, seja ele qual for!

O resultado será surpreendente, tanto no aumento da segurança articular quanto na melhora de sua eficiência e performance! ;)

Bóra correr co segurança!!


Luana Andrade

Personal Trainer

Cref: 025112


3 visualizações0 comentário