Kettlebell, uma breve história e os benefícios da prática

Kettlebell.


É a união de Kettle (chaleira) e bell (sino).

Os kettlebells foram registrados em dicionários Russos em 1704. Eram usados, originalmente como contrapesos de balanças nos mercados russos.

Os homens fortes da época usavam esses pesos para demonstrar suas forças, participando de atividades e jogos com essas peças antigas.

A história detalha a presença dessas atividades na Europa desde o século XVI, ond


e bolas de ferro maciças eram encontradas em feiras e mercados da época.. Para eles, era uma honra ser forte! Durante festividades típicas, homens russos mostravam suas habilidades com kettlebells onde força, resistência e coordenação eram comparadas.

Em 1913 a revista russa Hercules publicou “Nenhum esporte ou atividade desenvolve nossos corpos e força muscular como o treinamento com kettlebells”.

Atualmente o kettlebell training está super em alta, nos Estados Unidos, tudo isso se deve às distintas vantagens que o método oferece comparado com as outras modalidades que o mercado tem oferecido.

Em 2002, kettlebells foram classificados como “Hot Weight of the Year” (“peso do momento” do ano) pela revista Rolling Stone.

Essas são algumas das razões pela qual se fala tanto da eficiência dos kettlebells:

  • Produz trabalho de força em grande amplitude de movimento. Essa amplitude de movimento avantajada provoca o stretch reflex, o que aumenta a capacidade do corpo humano de produzir força, movimentação, agilidade. Além de intensificar a produção de potência muscular.

  • Expõe fraquezas individuais e promove correções de assimetria corporal. Como a maioria dos gestos executados no kettlebell training é feita unilateralmente, assimetrias e compensações são muito mais fáceis de serem detectadas.

  • Auxilia no desenvolvimento de estruturas articulares fortes e flexíveis. O Kettlebell training exige muito que as articulações se estabilizem dinamicamente, o que reduz o potencial de lesão e permite maior eficiência na produção de forca muscular.

  • Oferece uma infinita variedade de exercícios com uma única peça.

  • Ensina o corpo a maneira de absorver força e redirecioná-la. Ou seja, você deixa o seu corpo mais inteligente.

Atualmente, atletas olímpicos americanos, jogadores de basquete (NBA) e futebol americano (NFL), departamentos de polícia e bombeiros, agentes especiais e do exército americano tem o Kettlebell Training como parte significativa de suas rotinas de treino. Além disso, tem se tornado parte integral do treinamento de muitos atletas de vale-tudo e MMA.

O mundo fitness está adotando esse treinamento como uma forma de alcançar resultados de maneira rápida, segura e eficiente.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo